Person of Interest – S02E03 “Masquerade”

Já aqui escrevi por várias vezes o quanto gosto da série, o quanto estava ansiosa pelo regresso da série ao seu registo típico e os seus ‘casinhos da semana’. Claro que após o rapto de Finch nem tudo poderia voltar ao ‘normal’… existem consequências de todas as acções. Se, por um lado, Reese procura vingança e continua no encalço de Root; por outro, Finch depara-se com um difícil ajuste à realidade… ainda que possa contar com a inestimável ajuda de Reese e do seu novo companheiro, o Bear. Ainda não tinha postado uma foto do novo vigilante da série e aqui fica a devida homenagem.

O registo do episódio foi bem leve e engraçado… ‘engraçado’ é um adjectivo que à partida algum dia pensei usar para descrever esta série, mas os guionistas conseguem, quase sempre, um bom equilíbrio entre o cinismo e as cenas com um cariz mais tragicómico.  Desta feita, Reese tem que trabalhar como guarda-costas da filha mimada de um embaixador do Brasil (Sophia Campos, interpretada por Paloma Guzmán). Apesar do estilo de vida meio leviano que ela vai vivendo, a rapariga é bem esperta e as encrencas em que se vai metendo são, a princípio, os principais desafios de Reese. A par disso, Sophia parece antipatizar com Reese, o que não facilita o seu trabalho.

Apesar de a principio achavam que a ameaça à sua segurança podia ter na origem motivações políticas, já que o seu pai de Sophia tenciona candidatar-se à presidência do Brasil… com o tempo, apercebem-se que a ameaça vem de um grupo de traficantes de droga. Há algumas noites atrás, ela e uma amiga saíram com uns ‘amigos’ errados e acabaram por assistir ao homicídio de um deles. Isto leva-me à questão… se ambas eram alvos do grupo de traficantes, porque a máquina apenas identificou a Sophia e não a sua amiga?!

Esta questão é importante porque a amiga de Sophia acaba por ser assassinada no meio do processo, ao passo que o perigo vem de alguém mais próximo do eles imaginavam… o namorado de Sophia, que após estourar o dinheiro da sua família, viu-se envolvido com os traficantes e que no final preferiu entregar a cabeça da namorada aos bandidos e salvar a dele. Claro que por esta altura, Sophia já tinha encontrado o seu novo guarda-costas – ninguém menos que Fusco – e de uma forma meio mirabolante, meio cómica o trio (Reese, Carter e Fusco) acabam por salvar a vida se Sophia. O caso até foi engraçado, mas na parte final as coisas precipitaram-se de um modo um pouco ilógico.

Paralelamente a toda esta acção, Fusco entrega a investigação acerca da morte da Alicia Corwin a Carter, que quando visita a morgue acaba por cruzar-se com o agente Snow. Ele mostra-se desinteressado em encontrar Reese e surpreendentemente ele parece estar a investigar igualmente a morte de Corwin. Pelo meio ficamos a saber que Alicia tinha uma espécie de chip implementado no seu braço e que este foi entretanto roubado por uma terceira parte, que não Carter ou Snow.

Ainda assim, a surpresa veio no final quando ficamos a saber que Snow trabalha agora para Kara Stanton (a antiga parceira de Reese), que se mostra profundamente decidida em perceber o porquê e quem estava por detrás da missão suicida que Reese e ela embarcaram na China. Isto abre imensas questões para a série, que espero que sejam mais bem resolvidas que o fiasco que foi Elias na primeira temporada…

O que é que a missão de Reese e Kara na China tem a ver com a máquina de Finch? Que agências ou entidades controlam de facto a máquina na actualidade? E, porquê Kara ainda não procurou Reese? existem questões que não devem ser respondidas, mas esta são como Person of Interest e a sua máquina… impossíveis de se perder/escapar!

(clique nas imagens para ampliar)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s