Girls – S01E08 “Weirdos Need Girlfriends Too”

Existem muitos provérbios acerca dos comentários que fazemos da vida dos outros. Aos olhos de cada um não é só a galinha dos outros que parece sempre maior, mas também aos outros tudo parece correr bem e parece que obtêm as coisas de uma forma mais fácil. Na verdade não costumo passar muito tempo a pensar nos outros e na sua vida, ainda que quando a coisa está negra, dê por mim a alimentar pensamentos não muito distantes daqueles que referi! A ideia do ‘outro’ e do ‘estranho’ alimentou os meus pensamentos após assistir a este capítulo de Girls.

De facto, a mera forma como apresentamos a preposição de ‘nós’ e do ‘outro’ parece-me  errada. Apesar de útil no dia-a-dia, quando passamos para o desenvolvimento das nossas relações mais íntimas, acaba por ser uma categorização errada… o ‘outro’ não tem que deixar de ser aquele ser meio estranho para que as afinidades falem mais alto e criemos laços. Foi um pouco isso que fui reflectindo ao longo deste capítulo de Girls. Sou a primeira a achar o Adam um ser estranho, mas há uns traços de estranheza que o tornam adorável…

No final do último capítulo pensei realmente que ele não se iria comprometer com a história de ser namorado de Hannah… contudo, as primeiras pinceladas do episódio mostram um casal comprometido com o seu relacionamento, fazendo tudo juntos. Só que tanta proximidade permite a Hannah observar quão diferentes eles podem de facto ser. E se não comer coisas com açúcar até nem é defeito, apenas desperdício… passar-se com os outros na rua e fazer-lhe chichi em cima é um pouco demais. Certo é que ao longo do episódio aquela felicidade inicial foi-se dissipando. Foi Adam que salvou a face e fez de tudo para se reaproximar de Hannah e se retrartar com aqueles com quem tinha sido mais grosseiro, demonstrando de uma forma definitiva de que realmente se importa com ela. Já Hannah, acredito que no final do dia está mais próxima de amar realmente o namorada, já que ele já não é apenas um ‘outro namorado’, para ser um ‘outro namorado com defeitos e coisas adoráveis’.

Acho que esta é a leitura mais corny que poderia ter feito, não?!

Por sua vez, Jessa e Marnie… dois ‘outros’ completamente diferentes, também atravessam uma jornada de conhecimento mútuo. Jessa fica pendurada por Hannah, que agora vive para o seu namorado e acaba a consolar Marnie que está devastada com o fim do seu relacionamento com Charlie. Ambas aproveitam a ocasião para expor e ultrapassar algumas ideias pré-concebidas que tinham uma da outra. Mais para o final do dia, decidem ir tomar um copo e num bar conhecem um homem solteiro com bom aspecto e ar de ter bastante dinheiro. Apesar de Jessa não gostar dele desde o início, Marnie está ansiosa por se envolver numa aventura que lhe prove a si mesma que ela é capaz de se libertar e relaxar… Assim, as duas amigas terminam a noite na casa desse estranho, que é mesmo estranho uma vez que passa a noite a exibir os bens de luxo que o seu estilo de vida lhe permite comprar. Quando este tenta passar para uma segunda base de acção, Jessa e Marnie acabam por se envolver uma com a outra, após um beijo de Marnie a Jessa. Contudo, quando Marnie suja um tapete caríssimo, o verniz estala e aquele que era aparentemente uma solteirão desejável… mostra-se um neurótico frustrado com o trabalho e obcecado pelos seus bens materiais… ainda que bem carente. Com uns copos a mais ou não, o certo é que Marnie e Jessa foram capazes de expor-se uma à outra e tornarem-se ‘outros menos estranhos’.

Este foi mais um bom episódio desta série que tem vindo a crescer bastante ao longo da temporada!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s