Criminal Minds – S08E01 “The Silencer”

Há uns dias li um comentário algures em que desejavam que a nova temporada mantivesse o nível da anterior, que se o conseguisse manter já não era mau! A princípio fiquei a pensar nesse comentário e dei por mim a contradizê-lo… desejava e desejo que esta nova temporada de Criminal Minds seja uma ‘lufada de ar fresco’ numa série que já apresentou casos e enredos fantásticos. Se mantiver o nível da temporada anterior, os primeiros adjectivos que me virão à cabeça no início de cada review nunca serão muito abonatórios. Mas, vá lá, vendo por outro ponto de vista, mais vale ser optimista e pensar que cair mais poderá ser impossível!

O que dizer deste season premiere que tinha o aliciante de nos apresentar uma nova personagem?! É realmente difícil… esta nota inicial que escrevi serviu para desviar da minha mente os adjectivos mais negativos. De facto, o episódio não foi pior que qualquer da época passada, mas também não superou as expectativas. De algum modo, era de adivinhar que o evoluir do caso da semana iria estar relacionado com a linguagem e que a Alex (o mais recente membro da equipa) iria assumir um certo protagonismo na sua resolução… até aí nada de mal, contudo achei o conflito antigo com a Strauss um pouco forçado. Depois de tantas temporadas como antagonista, foi preciso darem-lhe uma(s) garrafa(s) para a mão para esta começar o seu caminho de redenção perante a equipa de BAU e junto dos espectadores… mas, parece que esta nova Strauss que se importa com a equipa terá que trilhar esse caminho todo de novo junto de Alex após ter comprometido a sua carreira há uns anos atrás.

Sempre que existem grandes mudanças no seio de um grupo, há que dar um tempo de adaptação… e, assim, se Alex não é o personagem mais cativante a início para o espectador… também não o foi para a equipa e especialmente para a Penelope. A ideia que os roteiristas tentaram transmitir, foi a de alguém muito focado no trabalho e que tem dificuldade em se interrelacionar com os outros. Um pouco como Reid, só que com um perfil de líder mais vincado. Como já tinha escrito antes, eu gosto do personagem do Reid e já era ele que fazia o que Alex fez ao longo do episódio… e ele sempre foi muito mais  partidário do trabalho de equipa. Os próximos episódios ajudar-nos-ao a encaixar a personagem no elenco.

No que concerne ao caso da semana, a equipa viaja até ao Texas após a fuga de um prisioneiro a quem a equipa atribui uma série de mortes há quase dez anos atrás e que tinham em comum o facto de o assassino cozer a boca das vítimas. O unsub é conhecido como «o silenciador». E a questão da voz e de quão alto a fazemos ouvir, mesmo quando não conseguimos falar foi sendo trabalhada ao longo do episódio. Uma série de maus-tratos na infância associados a um problema auditivo e a tratamentos experimentais desadequados serviram como ingredientes para a criação de um dos assassinos mais invulgares dos últimos tempos. Quando assistimos a Criminal Minds apesar de lidarmos quase sempre com serial killers, há sempre aqueles desfechos profundamente dramáticos… aqueles unsubs que mesmo sendo ‘feios, porcos e maus’ estão completamente desnorteados, uma vez que os abusos de que foram alvo os deixaram assim. Esses, quase sempre, quando perto de serem apanhados… matam-se porque estar preso não é, realmente, o pior que lhes pode acontecer, nem o descansar de uma raiva latente que sentem. Este foi um desses casos, em que a justiça parece impossível, e não fosse a forma apressada e meio sem nexo como a equipa se foi aproximando do desfecho do caso… até poderia ter contribuído para uma avaliação muito mais positiva deste regresso de Criminal Minds…

(clique nas imagens para aumentar)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s