Person of Interest – S01E22 “No Good Deed”

Muitas vezes começo as minhas reviews afirmando uma certa decepção com o rumo de algumas séries. A crítica, positiva ou negativa, não tem um momento ideal de expropriação, ainda que esta manifestação possa, por vezes, revelar elementos que dizem respeito ao alinhamento do episódio. Mas, introduzir um assunto nem sempre é fácil e afirmar directamente a concretização ou não de uma exectativa, parace-me sempre o caminho mais fácil!

Fácil, no que diz respeito a Person of Interest, é manifestar o meu enorme agrado! Mesmo nos seus episódios mais fraquinhos, estes estão sempre bem acima da média de muitas séries. E aviso, desde logo, que este foi um episódio no registo habitual da sério… muito bom!😀

O que posso revelar, assim meio do nada, é que no penúltimo episódio da primeira temporada os criadores fizeram-me a vontade e dedicaram um episódio, a par do que aconteceu no anterior com Reese, a mostrar um pouco mais do passado de Finch! Reese retoma as suas investidas na descoberta de mais detalhes sobre a misteriosa vida do seu empregador e até vai trocando algumas picardias com Lionel acerca da dificuldade da missão. Nas conversas com Lionel também ficamos a saber que o encontro com HR está a aproximar-se.

O número da semana aparece de um modo um pouco inusitado, o que leva Reese a confrontar Finch… como não sabemos como realmente funciona a máquina, não me questionei tanto assim… até porque o novo número acabou por revelar alguém um pouco diferente de todos até ao momento. Henry Peck, um analista para a NSA (Agência de Segurança Nacional) vê toda sua carreira ruir quando começa a fazer algumas perguntas acerca da máquina (não directamente sobre esta, mas que as respostas levarão à revelação da sua existência). Na tentativa de o silenciar uma equipa de operações especiais do governo tenta associá-lo ao consumo e venda de drogas, que faz com que ele seja despedido. Posteriormente, tentam assassiná-lo… contudo, Reese intervém a tempo, ainda que desta vez tenha encontrado um adversário de luta à altura! hehehhe

Desconfiado, peck acaba sempre por escapar a Reese por mais que este o salve de pelo menos duas tentativas de assassinato! Apesar deste ter sido um episódio com boas cenas de acção, o ponto alto dá-se com o flashes do passado de Finch. Em 2009, Finch e Nathan estavam prontos para entregar a máquina ao seu contacto no governo (Alicia)… contudo, após um encontro com esta, Nathan alerta Finch que seria melhor construírem na máquina um plano de contingência que lhes permitisse desligar e controlar a máquina remotamente, caso houvesse alguém que abusasse do poder desta. Apesar de Finch afirmar que a máquina é segura e que é impossível construírem essa porta de escape no sistema, Nathan começa a desenvolvê-la independentemente

  Depois de mais um tentativa de assassinato e de se ter entregado à polícia, Henry Peck decide marcar um encontro com uma jornalista e tornar a sua história pública. Contudo, é Finch quem aparece à reunião. Após sugerir-lhe parar de fazer perguntas e lhe entregar uma nova identidade, Finche confirma a Peck a existência da máquina e que foi ele que a criou. Quem também ouve esta conversa é Alicia, que se encontra um com amplificador de som algumas mesas mais à frente.

  No final do episódio, Reese consegue desvendar o que ele pensa ser a morada de Finch. Porém, descobre que quem lá vive é a noiva de Finch (Grace, interpretada por Carrie Preston e esposa de Michael Emerson (o actor que interpreta Finch)). Descobre, igualmente, que ela pensa que Harold morreu há dois anos atrás num acidente. Posteriormente, Finche explica a Reese que se afastou para poder protegê-la, caso o governo algum dia descobrisse que ele tem alguma coisa a ver com a máquina. Começo a desconfiar que é o governo, ou uma das seis pessoas neste que sabem acerca da sua existência, que mandou eliminar Nathan após a entrega da máquina.

Person of Interest tem esta coisa irritante, o que torna a série optima, de cada vez que parece estar a atar algumas pontas solta, volta a soltar outras quantas! rrrrrr Que venha daí o season finale…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s