Fringe – S04E05 “Novation”

Depois de um episódio em que assistirmos ao retorno de Peter, pensava que este capítulo iria centrar-se na reconciliação possível de todas as partes. E de certa forma estava certa sobre o rumo do episódio. Peter é tido como uma ameaça de origem desconhecida, mas na possa de informação valiosa… daí ser detido sob a custódia do FBI. Primeiramente, Peter deixa de colaborar com o FBI, exigindo falar com Walter. Ele acredita que Walter é o único que o poderá ajudar a compreender o que se passa. Só que Walter não está a conseguir lidar bem com a situação, até porque nesta nova linha temporal o seu filho morreu em 1985. Quando visita Peter nesta espécie de cadeia/sala de interrogatório… recusa com veemência que este seja seu filho… contudo, é na recusa de Walter, que Peter começa a entender que eles de facto não se lembram dele…. a partir daí adapta a sua estratégia de aproximação a todos os elementos da Fringe Division.

Contudo, grande parte do episódio centra-se no desenvolvimento do enredo da nova espécie dos transmorfos humanos. A «sobrevivente» do último episódio no qual Dunham e Lincoln investigaram e descobriram esta nova espécie de invasores, volta a «transformar-se» e desta feita rapta um antigo cientista da Massive Dynamic. Esta foi uma oportunidade de dar algum espaço à personagem de Nina, que nesta temporada se encontra bastante apagada. A ligação entre Olivia e Nina é, agora, justificada pelo facto de ter sido Nina a criar Olivia e a sua irmão após a morte da mãe de ambas.

O cientista raptado desenvolveu, antes de ser despedido por William Bell, uma pesquisa na qual procurava encontrar um antídoto que permita a regeneração artificial das células. Esta pesquisa é particularmente importante para os novos transmorfos, que lidam com problemas ao nível da estabilidade celular e genética quando assumem múltiplas identidades. Na interacção do transmorofo com o cientista e, também, como a ajuda de Peter, a equipa de Fringe consegue compreender que estão perante uma nova espécie de transmorfos muito sofisticados, que imitam ao nível do ADN a identidade das suas vítimas, tornando-se assim impossível detectar possíveis usurpações de identidades dentro da própria equipa. Irónico, porque Peter diz isso no momento em que toda a equipa acredita que ele é um usurpador da identidade do filho de Walter.

Quando conseguem localizar o transmorfo e o cientista, já não vão a tempo de capturá-lo e impedir que o cientista produza o antídoto que estes precisavam. Ainda assim, houve uma questão que me assaltou mal vi que o episódio iria tratar do enredo dos transmorfos. Até hoje sabíamos que estes eram agentes infiltrados do outro lado do universo… agora que existe uma ponte aberta entre os dois mundos que deveriam colaborar a sua presença é sinal de uma agenda oculta que vem do outro lado?! Ainda tinha a dúvida se não haveria uma terceira parte envolvida nesta história… mas a máquina de escrever e a mensagem trocada entre universos, parece indicar que a traição vem mesmo do outro lado. Mas, nada que os próximos episódios não esclareçam!

Por fim, o ponto alto do episódio deu-se aquando da segunda visita de Walter a Peter e este reconhece os olhos do seu filho neste estranho. Ele conta a Peter que toda a vida sonhou como seria o seu filho em adulto, mas que vê-lo ali é um privilégio que ele não pode aceitar, porque senão ele estaria a cometer os mesmos erros egoístas do passado. Neste capítulos, somos reintroduzidos à temática da redenção de Walter… e se ele deve ou não ser julgado pelo dano que causou em ambos os universos. Penso, que esse será o prato forte da temporada! Já Peter terá que continuar a pensar em estratégias alternativas que o reaproxime da verdade pela qual voltou e, acima de tudo, que o reaproxime dos que ama (Walter e Olivia).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s