The Firm – S01E08 “Chapter Eight”

   Assim meio do nada Mitch é libertado da prisão. O próprio fica meio surpreso quando o vêm libertar… à primeira vista, Andrew Palmer agiu rápido e eficazmente. À  Clark & Kinross não interessa atrair maior atenção sobre o caso Sarah Holt e o Mitch ser investigado pela morte de Moxon, provocaria isso.

Nada como meia dúzia de interesses (in)suspeitos de quem tem bastante poder e tudo se resolve fácil, fácil! Apenas me questiono porque deixaram complicar tanto o caso Sarah Holt. De facto, apenas assumimos que o caso complicou, porque os episódios vão passando, os elementos acomulando-se, mas nada parece fazer sentido.

E como num thriller toda a acção tem uma intenção subjacente, porque não usar a prisão de Mitch para desviar o sentido das suas investigações?! E, assim, meio do nada Mitch descobre que a sua mala foi recuperada e que surpreendentemente a lista que o Moxon lhe tinha dado ainda está dentro da mala. Ainda assim, tanto Mitch como os seus parceiros de investigação não fazem qualquer ideia do que esses números significam. Decidem, deste modo, que Mitch deve visitar Sarah Holt na prisão e jogar a cartada small lie, big lie («mentira pequena, mentira maior»). Quando confrontada com as perguntas de McDeere, Holt apenas lamenta o facto de o ter atirado para toda esta situações e sai da sala de visitas apressadamente. Já se sabia, não será pela Holt que esta história será desvendada!

No caso da semana, McDeere tem de defender um CEO de uma pequena empresa de investigação, que tem-se focado num estudo para a cura da doença de Alzheimer. A grande questão é que este envolveu-se num relacionamento com a funcionário de uma grande farmacêutica, que usou as suas ideias para avançar nos seus próprios estudos clínicos. Típico caso de espionagem industrial, ainda que neste caso a informação tenha sido conseguida de forma voluntária.

Contudo, quando McDeere ganha a acção cível no tribunal, a farmacêutica decide comprar a empresa e assim poder usar o material da sua investigação. McDeere começa, assim, uma corrida contra o tempo para convencer o segundo maior accionista a não vender, para isso tem um discurso centrado na importância de fazer negócios com o coração e tal.

O que McDeere não sabe é que foi intenção, desde o início, do seu cliente vender a sua empresa, como forma de camuflar o falhanço dos seus projectos de investigação. Ele e a namorada nunca se zangaram, criaram toda a trama para aliviar a pressão sobre o estudo e assim livrar o CEO das cobranças insistentes dos seus investidores, até porque uma grande farmacêutica tem uma estrutura capaz de abarcar umas quantas investigações falhadas.

Paralelamente, Alex Clark  e Stack (CEO da Noble Insurances) decidem criar uma história sobre o carácter de Moxon e contá-la a Mitch, como forma de desviar as suas investigações. Este não cai facilmente na história, até porque entretanto Tammy e Abby começaram a desvendar o que os números significam. Já na parte final do episódio, McDeere e os seus descobrem que a lista de empresas (cada número corresponde ao n.º de identificação fiscal comercial) foi trocada, uma vez que os números que têm agora não correspondem ao histórico de pesquisa anterior no computador de Tammy.

O que não sabem é que na pasta recuperada foi colocada uma escuta e, assim, também os seus adversários descobrem imediatamente que eles já sabem do engodo. Posto isto, somos transportados para os acontecimentos dali a cinco semanas, nos quais um conjunto de assassinos a soldo dirigem-se para casa de Mitch para matá-lo e à sua família. Andrew liga a Mitch a avisá-lo e diz-lhe: «não podias ter deixado para lá»! Resta-nos aguardar e descobrir o que não poderia ser deixado para o lado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s