Criminal Minds – S07E20 “The Company”

Se esta tem sido a temporada de alguma personagem em Criminal Minds, esta será, com certeza, a do Morgan. Não digo isto apenas por ele ter algum protagonismo na resolução de alguns casos, mas porque o guião tem permitido à personagem crescer. O Derek de hoje tem muito mais camadas que espectador respeita do que até ao início desta temporada.

Para o Derek este foi um episódio de redenção. Se na temporada passada vimo-lo mentir e afirmar à família sobre a sua prima (Cindi) desaparecida. No terceiro episódio da sexta temporada (“Big sea”)  a família de  Derek desconfiou que esta poderia ser uma das vitimas de uma assassino em série em Jacksonville. Como forma de dar alguma paz de espírito à família, Derek decide manter a versão de que ela era uma das vítimas apesar do unsub não saber o nome de Cindi, quando sabia o nome de todas as outras vítimas.

Num volte de face inesperado a irmã de Derek avista a prima num carro ao lado do seu quando estava parada no semáforo. Precipita-se atrás do carro, mas acaba por ter um acidente feio. Contudo, assim descobre-se a mentira de Derek e a sua família revolta-se contra ele. Entretanto, Derek liga ao Hotch e pede ajuda para encontrar a sua prima.

Inesperadamente a equipa encontra rapidamente a pista do verdadeiro raptor de Cindi, uma vez que este tinha usado o stalker de quem Cindi fugiu oito anos antes, como bode expiatório para encobrir o seu crime. Para tal encenou a sua morte, mas usou uma arma comprada com a sua identidade, Questiono-me porque oito anos antes não tinham verificado o nome em que a tal arma estava registada. Mas, nos últimos episódios das mentes, até é bom apenas ter um non sense para apontar! :s

A prima de Derek encontra-se completamente submissa ao seu raptor, tendo mesmo assinado um contrato de escravidão com este. O raptor pertence a uma espécie de grupo clandestino chamado The Company, que professa uma forma de domínio sexual e psicológico entre casais. Para tal, descobre-se mais tarde, que retiram as crianças às mães como uma forma de controlo. Assim, Cindi apesar de cativa há tanto tempo não sofre qualquer distúrbio psicológico relacionado com o seu cativeiro, pelo contrário rouba uma lata de comida específica (que costumava partilhar com Morgan quando era criança) para que este vá no seu encalço.

Quando o unsub é preso pela primeira vez eu pensei que o Derek ia perder o controlo e dar-lhe uma tareia… mas este ate esteve bem controlado (dadas as expectativas!).  Também foi engraçado ver a Prentiss e a JJ a jogarem com os papeis de mulher independente vs. mulher submissa para dobrar o unsub. Contudo, é a própria Cindi que acaba por libertá-lo. A equipa rapidamente se apercebe que deve haver algum laço que lhes está a a escapar, porque a submissão de Cindi ao unsub extravasa qualquer síndrome de abuso. E, por caminhos mais lógicos do que o esperado, Derek apercebe-se que a prima pode ter tido um filho e que este está a ser usado como mecanismo de controlo.

Em nova investida para salvar a prima, Derek finalmente aproveita para dar uma coça ao unsub, ainda que não deixe a prima assassiná-lo. Quando voltam à delegacia, assistimos à reunião familiar e à oportunidade de redenção de Derek perante os seus.

Ainda assim, quando vi que o episódio era sobre o Derek sempre esperei que a Garcia viajasse com a equipa para estar mais próxima do amigo. Estava um pouco decepcionada a esse nível, ainda que os conselhos telefónicos também tenham sido úteis. Mas, no final do episódio, lá assistimos à reunião do par maravilha das Mentes Criminosas!

Mais quatro episódios, sendo que dois deles constituem um episódio duplo a transmitir no dia 16 de Maio, e a temporada de Criminal Minds estará terminada, sendo que a partir de agora nos focaremos na despedida a valer da personagem da Prentiss.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s